A higienização é fundamental em todos os setores de um restaurante, seja no salão, nos banheiros e, principalmente, na cozinha, pois não somente os alimentos não preparados de forma correta podem causar danos à saúde dos clientes, como os resíduos que ficam nas louças também tendem a trazer desconforto para os consumidores, além de gerarem danos, prejuízos e uma má imagem do estabelecimento comercial.
Por isso, na hora de escolher a lavadora de louças, os proprietários de restaurantes devem optar pelo equipamento que mais se adequa ao empreendimento, sem esquecer do custo-benefício de cada modelo.
É fundamental se levar em conta o número médio de pessoas que frequentam o restaurante, pois existem modelos variados – para dar conta da higienização – de acordo com cada tamanho de cozinha e de restaurante.
Todos os tipos de restaurantes devem ter uma lavadora de louças – a não ser que use material descartável!
O equipamento vai agilizar todo o serviço de alimentação e padronizar a apresentação dos pratos, evitando os já citados constrangimentos com resíduos de sujeira, devido ao processo manual. Ela agrega valor ao serviço prestado ao cliente do restaurante, pois realiza a perfeita desinfecção das louças e utensílios, gerando maior confiança e segurança, tendendo assim às normas da vigilância sanitária. Os aspectos de redução de custos e segurança alimentar e sanitária devem ser de interesse de qualquer dono de restaurante.