O investimento em lava louças profissionais, auxilia na operação diária, reduz drasticamente na quebra de pratos e copos, gera uma economia significativa no consumo de água, detergente, e ainda o colaborador terá mais tempo para se dedicar a outras atividades, sem falar do fato que o resultado não se compara com a lavagem manual.

Estabelecimentos que não possuem lava louças tem como consequência da lavagem manual, problemas na qualidade na assepsia, pouca produtividade, e reclamações constantes de louças mal lavadas ou molhadas, que geram de credibilidade e perda de clientes.

Muitos empreendedores abrem empresas de Food Service pela simples intimidade que têm com a cozinha, esquecendo-se de que a área de higienização ainda é a mais importante.

Há questões importantes, como estratégias eficientes de redução de custos variáveis, como água, quebra constante de louças, e mão de obra mal-empregada.

Estima-se que os custos variáveis representem cerca de 65% dos custos totais de uma empresa do setor. Dessa parcela flutuante, o consumo de água e luz, a perda de matéria-prima e as constantes avarias em utensílios são os principais pontos. Dessa forma, seu gerenciamento racional pode elevar significativamente o retorno do estabelecimento, com implantações de um programa mais racional e inteligente de higienização, com implantação de diluidores de sanitizantes, e sistema de lavagens mecânicas.

Imagine que uma lava louças utiliza em média 2,5 litros de água para lavar e secar 18 pratos grandes, ou 25 pratos pequenos, enquanto na lavagem manual, quando o colaborador é munido de muita experiencia, consome no mínimo 25 litros para lavar e enxaguar a mesma quantidade de pratos.

Nessa perspectiva, uma iniciativa que deve ser usada para esse propósito é a implantação de uma máquina de lavar louças profissional.

Por que ter uma lava louças profissional para restaurante?

Um restaurante de médio porte, com capacidade para 150 pessoas, com alterações aos fins de semana, exige que cada utensílio esteja totalmente disponível nos minutos seguintes ao seu uso, meta audaciosa e improvável de ser alcançada por quem ainda trabalha com a lavagem manual, onde acontecem as principais reclamações, e pior ainda, quando o cliente não reclama, mas também não retorna ao restaurante e promove uma propaganda ou pontuação negativa.

Segundo estudos, clientes insatisfeitos com um primeiro atendimento trocam de fornecedor, e fazem propaganda negativa, falando mal da empresa, do produto e do serviço. Definitivamente, algumas falsas economias não valem a pena, tendo em vista que é comprovado que uma lava louças profissional é mais econômica do que a lavagem manual, conforme artigo “dados de economia”

Fora esse fato, não ter a louça pronta a tempo, gera atraso no serviço e mais uma insatisfação do cliente.

Ou seja, a difícil dinâmica de um restaurante impõe perfeição em todos os pontos do processo. Não adianta ter cozinheiros rápidos e com expertise indiscutível se você peca no ponto mais simples (reposição de utensílios com velocidade e economia de custos).

Lembrando que em apenas 1 minuto, uma lava louças lava enxagua e esteriliza 18 pratos!

Além disso, a economia de água pode chegar a 90%. Uma simples torneira aberta por hora gasta 1,2 mil litros, e lavaria manualmente 600 pratos, contando com muita experiencia do colaborador, e uma hora de trabalho de uma lava louças gastará pouco menos de 130 litros, e lavaria 1080 pratos. Não tem comparação!

Quais as vantagens de ter uma lava louças profissional de alta performance?

Em um segmento tão competitivo como o de restaurantes, ter um equipamento profissional de lavagem de utensílios é mais do que vantagem, é necessidade.

Isso porque esse maquinário permite uma economia anual na redução no consumo de água, baixa quebra de louças e a ausência da necessidade de usar panos e álcool após a lavagem, que por sinal, são procedimentos proibidos pela resolução RDC 216 da ANVISA, a utilização de panos de pratos, tendo em vista o alto risco de contaminação,

Estima-se que um restaurante que serve 200 refeições no almoço, gera uma economia de aproximadamente r$ 11.000,00 entre 9 e 12 meses.

Veja outros benefícios

Lava e enxágua em alta temperatura até 18 pratos grandes dentro de um ciclo de 1 minuto;

Consome apenas 2,4 a 3,0 litros de água por ciclo;

Opera com temperaturas altas que higienizam as louças, sendo a temperatura da água de lavagem de 50°c a 60°c, e da de enxague de 80°c a 90°c, algo impossível no caso de uso das mãos (estas temperaturas juntamente com a ação química dos insumos, são a única forma de eliminar definitivamente toda a variedade de microrganismos);

Ciclos automáticos de diferentes tempos para diferentes graus de sujidade;

Eliminação da necessidade de contratar funcionários extras (diaristas) para lavar louças em dias de maior demanda;

Quais são as características básicas de lava louças profissionais?

Construída totalmente em aço inoxidável, essa poderosa solução para cozinhas profissionais é marcada pela sua rapidez, silêncio e produtividade. Contando com cestos coletores de resíduos, facilitando a limpeza do equipamento no final de cada jornada.

Além disso, de forma auxiliar, há um sistema que regenera a água automaticamente, a cada enxague, mantendo a todo tempo a água de lavagem limpa para o próximo ciclo.

De fácil instalação e higienização, lava louças profissionais propagam pouco calor no ambiente, mesmo trabalhando com temperaturas elevadas, elas não aquecem ambiente em virtude da presença de paredes duplas, fixadas para não transferir ruído e calor para o ambiente externo.

Conheça alguns de nossos modelos:

PRÁTICA PRCOP 504

PRÁTICA PRCOP 604

HOBART ECOMAX 400

HOBART ECOMAX 500

HOBART ECOMAX 502

HOBART ECOMAX 503

HOBART ECOMAX 612

HOBART ECOMAx 900

HOBART CA 112

HOBART CCR 100

HOBART CCR 200

NETTER NT 300

NETTER NT 210

NETtER TWISTER

NIKROM CZ 500

NIKROM MP 2000

Por que alugar uma lava louças?

A locação ainda é a maneira mais econômica.

A higienização é fundamental em todos os setores de um restaurante, seja no salão, nos banheiros e, principalmente, na cozinha, pois não somente os alimentos não preparados de forma correta podem causar danos à saúde dos clientes, como os resíduos que ficam nas louças também tendem a trazer desconforto para os consumidores, além de gerarem danos, prejuízos e uma má imagem do estabelecimento comercial.

Quando o proprietário de restaurante opta pela compra do equipamento, ele fica limitado ao modelo inicial adquirido, pois com aumento do movimento de clientes no restaurante, o equipamento de capacidade inferior fica inoperante, e não atendendo as necessidades atuais. Por isso, na hora de escolher a lavadora de louças, os restaurantes devem optar pelo equipamento que mais se adequa ao empreendimento, sem esquecer do custo-benefício de cada modelo, tendo em vista que quando se trata de equipamento locado, o cliente pode solicitar a sua substituição sem investir na compra de um novo equipamento.

Já o restaurante que optou pela compra, terá problemas com seu equipamento devido à sobrecarga!

É fundamental se levar em conta o número médio de refeições servidas diariamente, pois existem modelos variados para dar conta da higienização, de acordo com cada tamanho de cozinha e de restaurante, e que esse número de refeições pode aumentar, e desta forma o ideal é optar por um modelo baseado no melhor dia de movimento.

Todos os tipos de restaurantes devem ter uma lavadora de louças, a não ser que use material descartável!

A lava louças profissional vai agilizar todo o serviço de alimentação e padronizar a apresentação dos pratos, evitando os já citados constrangimentos com resíduos de sujeira, devido ao processo manual. Ela agrega valor ao serviço prestado ao cliente do restaurante, pois realiza a perfeita desinfecção das louças e utensílios, gerando maior confiança e segurança, tendendo assim às normas da vigilância sanitária. Os aspectos de redução de custos e segurança alimentar e sanitária devem ser de interesse de qualquer dono de restaurante.

A máquina locada pela Unifort, tem assistência gratuita permanente, não são cobrados deslocamentos e nem tão pouco peças quando necessário.

Já com máquina própria, o cliente arca com os custos de assistência técnica, desde visitas para orçamentos, deslocamentos e peças.

Após o primeiro ano de uso, normalmente os equipamentos já desgastados, apresentam defeitos devido à falta de conservação, gerando custos altíssimos em manutenções e peças, que não são baratas! Lembrando que a vida útil do equipamento depende do cuidado que o operador da lava louças deveria ter em seu uso diário, no entanto, é comprovado a alta rotatividade desse colaborador em restaurantes. Os novos colaboradores contratados, na maioria das vezes nunca utilizou um equipamento do tipo, e podem danificar o mesmo por falta de instruções periódicas. Desta forma, o investimento acaba gerando prejuízo, com a as manutenções frequentes e/ou até mesmo a aquisição de um novo equipamento.

Esse problema é facilmente resolvido quando se trata de locação, pois a equipe técnica da Unifort, reforça as instruções de utilização periodicamente.

Com a locação, o investimento é da Unifort, onde fornecemos os mais recentes modelos, dotados da mais nova tecnologia de processos e economia.

A Unifort investe em equipamento, para usá-los como ferramenta de venda de insumos, e por este motivo, se responsabiliza pela conservação dos equipamentos e treinamento periódico gratuito para os operadores, que por sua vez, diminuem o uso indevido e os custos desnecessários com as manutenções.

Definitivamente, locar uma lava louças é o melhor custo-benefício!