Sanitizantes: Quais são os principais tipos e como funcionam?
Segundo o nosso vocabulário, sanitizantes são “um tipo particular de desinfetante que reduz o número de contaminantes bacterianos em níveis relativamente seguros.”
Para explicar melhor, são aqueles produtos químicos que utilizamos para desinfetar objetos e superfícies para retirar bactérias e outros microrganismos que possam causar doenças.
Assim sendo, é preciso compreender que é preciso utilizar o sanitizante correto para cada tipo de situação, local ou equipamento, observado diversos fatores que influenciam em sua efetividade, como temperatura, tipo de superfície e tempo de contato.
Se você não sabe qual a melhor opção para a sua necessidade, então leia com atenção esse texto simplificado, e descubra mais sobre sanitizantes e como utilizá-los.
O que é a sanitização?
É preciso compreender a diferença da sanitização, higienização e da desinfecção.
Desinfecção é o processo de eliminar, por meio da utilização de agentes químicos ou físicos, microrganismos/bactérias patogênicas a níveis que não resulte em contaminação
Higienização é limpar, sanitizar e desinfectar o estabelecimento de uma forma geral, em suas instalações, equipamentos, utensílios e até mesmo os manipuladores.
Sanitização é reduzir, por meio da utilização de agentes químicos ou físicos, do número de microrganismos encontrado nas instalações, em um nível que não resulte em contaminação.
As diferenças entre esses procedimentos são mínimas, mas cada uma delas possui uma finalidade específica. Enquanto a sanitização reduz os níveis de contaminação, a desinfecção elimina os microrganismos contaminantes.
Quais são os benefícios da sanitização em um estabelecimento comercial?
A sanitização de um estabelecimento é fundamental para estabelecer níveis de controle de contaminação e, ainda, trazer mais segurança a todas as pessoas que frequentam esses locais, sendo clientes ou colaboradores.
Para alguns, pode parecer exagero, mas o fato é que, muitas vezes, os banheiros são os lugares mais limpos de um estabelecimento, pois são lavados e sanitizados com frequência, sendo utilizado na maioria das vezes produtos com cloro, em seu princípio ativo.
Acreditem que em salas como escritórios, que ficam o dia inteiro com o ar-condicionado ligado, ambientes com carpetes, cozinhas profissionais ou residenciais precisam ser sanitizados com mais frequência, pois são grandes fontes de contaminação.
Locais limpos e sanitizados proporcionam mais conforto e segurança as pessoas que ali frequentam, facilitando o desempenho dos colaboradores, e satisfação aos clientes.
Como devemos fazer uma sanitização?
Antes da sanitização, é necessário fazer uma boa limpeza. O objetivo é gerar condições favoráveis a ação do produto, e economia de sanitizantes.
Em ambientes com altas concentrações de partículas de poeira, gordura ou de materiais orgânicos como resíduos de alimentos, a quantidade de sanitizante a ser utilizada será muito maior para se alcançar o efeito desejado, gerando um custo maior do que o esperado, fora o fato de poder comprometer os resultados desejados.
A sanitização do ambiente deve ser feita com uma solução química apropriada, onde é preciso avaliar qual o tipo de superfície ou ambiente que passará pelo processo, e analisar qual o tipo de sanitizante mais adequado.
A Unifort, fornece uma linha mais que completa de saneantes, com processos seguros, rápidos e eficientes para cada caso, adotando diversas maneiras, como a pulverização, banho de espumas, imersão, entre outros.
O que irá definir o sanitizante, e o tipo de aplicação será o tipo do material, equipamentos, utensílios, e o tempo de contato que o sanitizante precisa para atingir a sua efetividade.
Em quais áreas devo aplicar sanitizantes?
O processo é muito distinto em cada caso, mas existem sanitizantes específicos, podemos sanitizar todos os locais em um escritório, salas, cozinha, salões, banheiros, áreas de uso comum, refeitórios necessitam de sanitização.
O que são sanitizantes?
É um determinado tipo de desinfetante que têm por objetivo reduzir os níveis de contaminação de ambientes, objetos e alimentos a um nível seguro
Atualmente, existem diversos tipos dele no mercado, no entanto, se faz necessário verificar sua eficácia, rendimento, e por sua vez, a economia tão almejada.
Um sanitizante mau diluído, ou ineficaz, pode não acabar com todos os vírus, bactérias, fungos ou mofos de uma superfície ou objeto, passando uma falsa impressão, que muitas vezes acaba por sair mais caro quando acontece uma contaminação indesejada.
Os desinfetantes de uso geral que se utiliza em residências, por exemplo, são um exemplo de sanitizante que não agride superfícies, mas que também não possui os melhores resultados.
Quais são os principais sanitizantes?
Para facilitar a sua escolha, vamos te apresentar os melhores sanitizantes para as suas necessidades!
1. Sanitizantes clorados (UNICLOR/ UNI DT CLORADO)
Os sanitizantes à base de cloro podem ser alcalinos, semi-alcalinos, ou espumogêneos.
Por serem produtos de custo inferior e possuírem uma ação rápida, são amplamente utilizados na indústria, em restaurantes, abrangendo quase todas as áreas, porém, possui um agravante, seu odor peculiar, que não agrada a maioria dos clientes, principalmente quando utilizados em áreas de alimentação, ficando seu uso restrito a cozinhas e banheiros.UNICLOR e UNI DT CLORADO limpa e desinfeta numa única operação, com a associação de alcalinizantes e bactericidas confere a esses um excelente poder de limpeza e uma eficiente ação antimicrobiana numa única operação. Reduz a mão-de-obra e o tempo empregados no processo de higiene. Apresentando uma ação antimicrobiana comprovada por laboratórios oficiais. UNICLOR e UNI DT CLORADO atendem às exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Ministério da Saúde): é eficiente para Staphylococcus aureus, Salmonella choleraesuis e Escherichia coli e se classifica como desinfetante para a indústria alimentícia, lactários e ambientes em geral. UNICLOR proporciona o alvejamento de superfícies, sanitização de equipamentos e utensílios em cozinhas, lactários, dando maior brilho aos mesmos.
2. Sanitizantes a base de Quaternário de Amônio (UNI a 64)
UNI A 64 é um poderoso desinfetante cuja ação biocida provém da sinergia entre misturas de compostos de quaternários de amônio de cadeia dupla, que fornecem ação biocida superior contra um largo espectro de microrganismos, tais como: bactérias, fungos, vírus e algas. UNI A 64 é indicado para a desinfecção de equipamentos abertos e superfícies em geral por pulverização, de peças e utensílios por imersão, de ralos, botas e calhas por aplicação de solução e desinfecção de ambiente por nebulização.
3. Sanitizantes multe uso a base de dodecilbenzeno sulfonato sódico
Eficiente limpador de uso geral para a limpeza instantânea de sujidades gordurosas, fuligem, poeira, marcas de dedo etc. Pode ser aplicado em banheiros, pisos, paredes, azulejos, fórmicas, plásticos, esmaltados, metais, louças sanitárias e demais superfícies laváveis. Não requer enxágue.A alta concentração de ativos torna Uniclean um produto econômico no uso requerendo uma pequena quantidade para uma boa limpeza e assegurando excelente custo em uso
O álcool, em todas as suas variações, é utilizado na indústria alimentícia, pois possui alta volatilidade e nãos deixa resíduos nas superfícies.
Para aumentar ainda mais a sua efetividade. É possível associá-lo ao iodo e a glicerina para atuar como agente sanitizante para as mãos dos que vão manipular os alimentos.
Qualquer um desses três sanitizantes que apresentamos acima possui a capacidade de eliminar diversos vírus e bactérias, inclusive o coronavírus (Covid-19) que pode causar sérios problemas de saúde.
Vale ressaltar que o processo de sanitização não é eterno e deve ser repetido quantas vezes forem necessárias.
A periodicidade de realização desse procedimento variará de acordo com o sanitizante escolhido, as características do ambiente e com o volume de pessoas que passam por esse local.
Muitos sanitizantes formam um filme bacteriostático sobre as superfícies que pode durar meses, mas nem todos são assim, por isso, leia os rótulos e entenda as aplicações de cada um deles.
Detergente espumogéneo clorado, para usos geral em pisos paredes e banheiros, com ou sem gerador de espuma.
Clareador de cabos de facas, tábuas de altileno, e decapante para pratos,) toda a linha de papéis descartáveis.
Desinfetante a base de quaternario de amonio para limpeza de câmaras frias.